domingo, 30 de outubro de 2011

Estação das Docas poderá ser ampliada

Estação das Docas
A área portuária de Belém em breve poderá ser revitalizada e a Estação das Docas, ampliada para os galpões 4, 5 e 6 da Companhia das Docas do Pará. Segundo informações da coluna Repórter 70, de O Liberal, o senador Flexa Ribeiro, estaria a frente da articulação de uma proposta nesse sentido junto ao Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, em Brasília e Carlos Silva, Diretor Executivo da CDP, em Belém. O senador teria se reunido com os dois e a idéia teria sido bem aceita por ambos. Agora Flexa Ribeiro irá agendar uma audiência com o Governador Simão Jatene para tratar do assunto.
Se isso se concretizar e eu particularmente sou a favor, Belém estará continuando a caminhada para a total requalificação de sua área portuária, assim como grandes cidades no Mundo.
Agora é torcer para que dê tudo certo e a proposta seja aprovada pelo Governo do Estado. O Povo do Pará, especialmente de Belém agradecerá a iniciativa do Senador Flexa e do Governador, caso compre a ideia.

Área Portuária de Belém
Belém antes da Estação das Docas

2 comentários:

  1. Eu sou a da desativação do porto de Belém, e favor da ampliação da estação das docas até o Ver-o-Rio. Acho que aquela área já está saturada demais para o porto. O melhor a fazer, seria transferi-lo para Vila do Conde, que está em fase de ampliação e possui uma melhor estrutura. Com isso, imagino uma grande revitalização de todo o bairro do Reduto, à exemplo de Puerto Madero em Buenos Aires. Nossa cidade ainda é fraca no turismo internacional, e isso alavancaria muito nossa economia. Com o bairro (que é perigoso à noite) revitalizado e com segurança 24h, os benefícios seriam de grande impacto: Mais áreas de turismo, lazer e entretenimento para os moradores e visitantes da capital da Amazônia. :D

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você Wendell. A requalificação da zona portuária é uma tendência das grandes cidades mundiais. Essa retirada, atende a vários motivos que passam desde a segurança e saúde pública, turismo, economia e outros. Belém deve terminar o que começou em 2000, quando foi inaugurada a Estação das Docas, sendo pioneira entre as cidades brasileiras neste sentido. No mesmo período em Buenos Aires, inaugurava-se também as obras na região de "Puerto Madero". A meu ver os benefícios são diversos.

    Já cheguei a comentar aqui no Blog sobre esse assunto:

    Estação das Docas ou "Puerto Madero"?
    http://politicasempaleto.blogspot.com/2011/03/estacao-das-docas-ou-puerto-madero.html

    Projeto arquitetônico da Estação das Docas é destaque no Rio.
    http://politicasempaleto.blogspot.com/2011/01/projeto-arquitetonico-da-estacao-das.html

    Rio de Janeiro requalifica área portuária, tendo Estação das Docas
    http://politicasempaleto.blogspot.com/2011/06/cidade-do-rio-de-janeiro-dentro-de-uma.html


    Um abraço,

    Marcus Atayde.

    ResponderExcluir

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.